Alicerce de casa de até 2 andares – Como fazer

O alicerce fica assentado no chão e é onde a parede da casa fica apoiada. É composta de ferro com concreto em volta e formado por sapata, cinta e colunas.

Ferragem para alicerce: Estribos e Barras

O ferro utilizado para fazer o alicerce da casa é 3/8, que são as 4 barras horizontais e o ferro para fazer os estribos é o 3/16.

Os estribos devem ser dobrados e amarrado de 20 em 20 cm de distância na vertical. A imagem abaixo mostra como deve ser dobrado o ferro dos estribos e amarrados com ferro pré cozido às 4 barras de ferro 3/8. Não esqueça de nivelar bem as tábuas utilizadas para fazer o alicerce utilizando uma mangueira de nível e linha.

Ferragem do Alicerce

Ferragem do Alicerce

 Sapata ou Fundação

É o buraco onde ficará apoiada as cintas da fundação. Segue abaixo os tamanhos mais ou menos para fazer as sapatas. O tamanho listado abaixo é: Comprimento X Largura X Profundidade.

O Radier ou Malhas, são grades de ferro feito para colocar no fundo da sapata. Deve ser feito com ferro 3/8 no mínimo ou mais grosso se o tamanho for maior que 40×40.

TIPO DE TERRENO RADIER (MALHAS) SAPATAS
Firme saibroso 40 x 40 cm 50 x 50 x 50 cm
Arenoso sem água 60 x 60 cm 70 x 70 x 70 cm
Argiloso de boa consistência 100 x 100 cm 110 x 110 x 110cm

Coloque uma sapata em cada canto da casa e em pontos onde as paredes se encontram. Se a parede for muito grande, é aconselhável também colocar a sapata e a coluna a cada 3 metros no máximo.

Veja como deve  fica a sapata, o radier e a coluna:

Sapata, radier e coluna

Sapata, radier e coluna

A imagem abaixo mostra como deve ser amarrada a cinta na coluna que sobe da sapata. A cinta deve ficar acima da sapata uns 10cm, e uma sobra de ferro deve ser deixado para cima uns 80cm como vemos abaixo.

Alicerce da casa

Alicerce da casa

 

Concreto para fazer o alicerce

Antes de colocar o radier e a coluna, coloque no fundo da sapata, uma camada de concreto magro para que a ferragem não fique em contato com o solo.

O concreto magro deve ser 1:5:5 (1 balde de cimento, 5 de areia e 5 de pedra).

E depois de colocar a ferragem, complete com concreto 1:3:3 (1 balde de cimento, 3 de areia e 3 de pedra).

Lembre-se de socar o concreto com uma barra de ferro para que não fique com bolhas. Evite despejar o concreto de uma altura muito alta para que as pedras não se separe da areia.

Veja mais artigos da categoria Estrutura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>